O escritório de advocacia é o ambiente onde o profissional desenvolve boa parte de suas atividades. Ele recebe seus clientes, organiza seus processos e faz publicidade. É o seu endereço, um espaço destinado ao desenvolvimento da profissão, sendo fundamental para a geração de renda. Por isso, é importante realizar um planejamento estratégico para definir metas e organizar todas as suas atividades.
Confira a seguir como fazer um planejamento estratégico nos escritórios de advocacia de maneira prática!
Defina os campos de atuação
O escritório pode ser voltado para uma área específica do Direito, como empresarial, tributária, comercial, administrativa, penal. Vai depender do perfil dos profissionais que fazem parte dele.
Não se pode perder a oportunidade de agregar diferentes serviços advocatícios e oferecê-los, se possível, a um mesmo cliente. Interligar as áreas diferentes do escritório e criar uma ponte entre o cliente e os advogados é uma boa forma de captar e satisfazer o seu contratante, bem como de impulsionar seu negócio.
Avalie qual investimento será necessário
Todo escritório precisa de investimentos para iniciar. É preciso calcular os custos que serão necessários para o pontapé inicial, como compra de materiais, aluguel de imóvel, parceria com outros advogados e empresas e divulgação.
Durante toda sua existência, o escritório precisará de investimentos para manter-se ativo e, portanto, será necessário capital de giro.
Realize gestão de finanças
Como qualquer outra empresa, o escritório de advocacia precisa de uma gestão financeira eficiente para se desenvolver. Ela inclui o controle do fluxo de caixa, a necessidade de buscar o devido equilíbrio entre as receitas e as despesas, a definição do tipo de remuneração de cada sócio e da margem de lucro, bem como decidir de que forma será feita a cobrança dos serviços.
Analise e compare resultados
É preciso realizar uma análise de resultados bem-feita para ter certeza de que seus objetivos estão sendo alcançados. Devem existir metas que conduzam a esses objetivos e métricas e indicadores para transformar os resultados em números, facilitando a interpretação do gestor.
Um dos pontos importantes a considerar é o retorno sobre o investimento (ROI). Outro é a taxa de crescimento dos clientes, bem como o período de permanência deles em sua base de dados.
Matriz SWOT
A Matriz SWOOT, também chamada de Matriz FOFA, é uma estratégia que permite analisar e comparar as forças e fraquezas do escritório (análise interna) e as oportunidades e ameaças (análise externa).
Quanto à análise interna, são elementos representativos das forças:
- União da equipe;
- Patrimônio;
- Boa localização do escritório;
- Relacionamentos estratégicos;
- Modelo escolhido para cobrar.
As fraquezas são representadas por:
- Serviços escassos;
- Equipe sem qualificação necessária;
- Tecnologia defasada;
- Prazo lento de resolução dos processos.
Quanto à análise externa, as oportunidades podem ser:
- Modificações favoráveis na legislação;
- Cursos eficientes para capacitação;
- Acesso a uma tecnologia inovadora;
- Parceria com escritórios concorrentes.
Já as ameaças podem ser:
- Muita concorrência;
- Pouca demanda dos serviços;
- Legislação desfavorável;
- Crise econômica.
Invista em marketing jurídico
O escritório precisa investir em marketing jurídico para tornar conhecidos os serviços de seus profissionais e captar mais clientes. O marketing digital é um recurso especial que deve ser usado estrategicamente pelo advogado devido ao seu potencial de abrangência e aos custos mais baratos.
Utilize sistemas automatizados
Para facilitar a gestão financeira, a análise dos resultados, a publicidade do escritório, a atualização dos processos, nada melhor que contar com a ajuda de softwares específicos. Existem programas destinados especificamente aos escritórios jurídicos.
E então, tem mais alguma dúvida sobre o planejamento estratégico nos escritórios de advocacia? Já segue alguma das sugestões acima? Deixe seu comentário sobre o post!
Amei o blog, ficou ótimo!
Olá! Agradecemos pelo comentário! Atuamos constantemente neste espaço para trazer conteúdo jurídico relevante a advogados e ao público de maneira geral.