6 erros comuns de advogados que estão montando o próprio escritório

Ao montar o próprio escritório, muitos advogados em início de carreira acabam focando excessivamente em alguns aspectos materiais da profissão, como redação de peças, andamentos processuais, suporte aos clientes, etc. Por mais imprescindíveis que esses aspectos sejam para um escritório de advocacia, é preciso também se atentar para questões administrativas e procedimentais do negócio, como a divulgação de seus serviços, o controle de gastos e de receitas, entre outras coisas. Quer saber quais são os erros comuns ao abrir o próprio escritório? Confira nossa lista e tome cuidado com eles!

1 – Não divulgar seus serviços

Escritórios de advocacia também precisam de publicidade, especialmente quando estão começando e precisam construir do zero sua cartela de clientes. Qual a melhor forma de fazer isso? Desde que observadas as regras de publicidade da profissão, é lícito divulgar seu escritório em revistas especializadas, folhetos, jornais, placas e na internet. Não negligencie o alcance publicitário das redes sociais e de um site institucional! Invista nesses meios de divulgação também.

2 – Esquecer que escritório de advocacia também é um negócio

Assim como qualquer outro empreendimento, escritórios de advocacia também precisam remunerar seus sócios e ter dinheiro suficiente em caixa para realizar suas atividades cotidianas. Por isso, é imprescindível encarar seu escritório como um negócio, que precisa se expandir, prospectar novos clientes, cuidar de aspectos administrativos e ser financeiramente sustentável.

3 – Deixar de investir em sua formação

Esse é um dos erros mais comuns ao abrir o próprio negócio, já que o profissional fica tão preocupado com a consolidação do escritório que esquece de investir em sua própria formação. Não cometa esse erro! Continue estudando por meio de cursos de especialização, mestrado e participações em congressos, que são ótimas formas de se atualizar.

4 – Negligenciar o controle de receitas e despesas

Há um período inicial do estabelecimento de um escritório de advocacia no qual os gastos serão maiores que as receitas. No entanto, aumentar suas receitas deve ser uma preocupação constante do advogado que quer montar o próprio escritório. Isso porque, eventualmente, será preciso realizar novos investimentos, quitar dívidas iniciais e deixar que as contas do escritório se paguem com as próprias receitas. Por isso, fique atento aos prazos de pagamento, realize cobranças de serviços prestados e agilize o recebimento de seus honorários.

5 – Não utilizar a tecnologia a seu favor

Esqueça planilhas de Excel e tabelas no Word para gerenciar processos e clientes. Procure já por aplicativos e programas de gerenciamento para auxiliar seu escritório a cuidar de processos e clientes. Esses programas ajudam o advogado a contar prazos, verificar publicações, entre outras funções.

6 – Montar o próprio escritório sem o apoio de colegas de profissão

Empreender na carreira advocatícia não significa, necessariamente, tentar fazer isso sozinho. Ainda que seu escritório tenha poucos sócios, é possível contar com o apoio de outros profissionais no meio em que você escolheu para advogar. Seja para montar uma equipe de trabalho em seu escritório, seja para contar com colaboradores ocasionais, ter uma rede de advogados como contatos profissionais é imprescindível para um escritório bem-sucedido. Você poderá indicar clientes para esses colegas mais especializados, bem como receberá indicações deles. Além disso, poderá contar com o apoio deles em períodos de maior marcação de audiências, por exemplo, nos quais é preciso se desdobrar para cumprir toda a agenda nos tribunais.

O que achou dessas dicas? Conhece outros erros de advogados que podem ser evitados? Deixe um comentário aqui no blog e assine nossa newsletter para receber mais informações sempre!

Manual Completo dos Processos Eletrônicos

2017-12-13T22:11:28+00:00 julho 12th, 2015|Escritório|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)