5 dicas para economizar em um escritório de advocacia

Lucratividade e prosperidade são metas perseguidas por muitos escritórios de advocacia. Entretanto, para economizar diante de um mercado competitivo, é necessário reduzir custos de forma estratégica, preservando a rentabilidade sem comprometer a qualidade. Mais do que adotar um controle financeiro no escritório de advocacia, o advogado deve buscar medidas econômicas que garantam o lucro dos sócios, mantenham a equipe motivada e produtiva e assegurem o padrão dos serviços oferecidos.

Se você está diante da missão de otimizar o financeiro do escritório, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a definir estratégias mais criativas para a redução de despesas. Acompanhe:

1 – Faça um mapeamento financeiro

Poucos advogados estão familiarizados com questões financeiras e muitas vezes não conseguem vislumbrar se estão cobrando corretamente pelos serviços prestados, bem como em quais despesas do escritório é possível economizar.

Antes de estabelecer cortes de gastos você precisa dimensionar suas despesas fixas para saber em que medida existe desperdício. Avalie os gastos administrativos, aluguel, gastos com colaboradores, impostos e demais custos antes de estabelecer práticas de economia. Certamente, esses dados podem te trazer informações sobre quais itens modificar, ou mesmo cortar, sem que haja a necessidade de medidas mais radicais.

2 – Contrate correspondentes

Contar com os serviços de advogados correspondentes é uma excelente forma de economizar tempo e dinheiro. Com o auxílio desses profissionais, você reduz gastos significativos com viagens, diligências e demais deslocamentos, conseguindo uma boa economia. Além disso, pode economizar tempo na medida em que a realização de diligências fora de sua cidade acaba demorando e sendo pouco produtiva.

3 – Evite a cultura do desperdício

Para economizar em um escritório de advocacia, é necessário contar com a participação dos demais colaboradores também. Para tanto, busque criar políticas de conscientização acerca do desperdício de recursos, mostrando o quanto isso afeta negativamente todos advogados e colaboradores do escritório.

Promova a economia de papel, crie medidas que façam com que os advogados desliguem seus computadores antes de sair, incentive a utilização da ventilação natural em vez do ar condicionado. Essas são medidas simples que podem gerar uma boa economia para o seu negócio.

4 – Seja estratégico ao realizar diligências

Grande parte dos escritórios conta com gastos de deslocamento para a realização de diligências. Na hora de acompanhar processos, obter documentos, ou realizar reuniões externas, é muito comum que os escritórios acabem gastando para chegar aos locais necessários. Para otimizar esse tipo de custo, é preciso realizar diligências inteligentes, ou seja, que um simples deslocamento seja capaz de resolver duas ou mais em um mesmo local. Para isso, busque agrupar os clientes conforme os fóruns e tribunais onde correm seus respectivos processos para, assim, realizar os deslocamentos a esses locais de forma mais eficiente.

5 – Digitalize seus documentos

Trabalhar com documentos digitalizados, tais como arquivos de processos, prestação de contas, documentos de clientes, entre outros, ajuda a diminuir custos com cópias, economiza espaço físico do escritório e torna mais organizada a rotina de qualquer advogado.

Gostou desse post? Quais outras dicas você conhecer para economizar no escritório? Deixe abaixo seus comentários e assine nossa newsletter para receber mais informações!

Manual de Divulgação para Advogados

2017-12-13T22:12:45+00:00 julho 13th, 2015|Escritório|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)