4 razões para empreender no universo jurídico

Ter maior autonomia, mais satisfação e maior retorno financeiro. Empreender no mundo jurídico pode ser um caminho mais árduo, mas certamente, muito compensador. Em uma cultura onde a estabilidade econômica é sinônimo de um futuro promissor, poucos são aqueles profissionais que arriscam trocar a segurança de um concurso público pelo desafio de empreender no universo jurídico. Abrir o próprio escritório de advocacia, no entanto, pode ser um caminho para se construir uma carreira mais sólida, bem sucedida e com um ótimo retorno financeiro.

Para quem nunca pesou nessa possibilidade, separamos algumas razões que podem motivá-lo a arregaçar as mangas e seguir para uma trajetória mais independente e com mais satisfação. Confira!

1 – Maior autonomia profissional

O advogado autônomo ou que possui seu próprio escritório conta com mais liberdade para fazer seus horários, escolher seus clientes e organizar melhor sua rotina. Ter maior flexibilidade traz muita satisfação profissional e pessoal, na medida em que é possível trabalhar de acordo com seus valores e crenças e ainda colher os benefícios disso diretamente. A autonomia permite que o profissional tenha mais liberdade para organizar suas agendas e compromissos e priorizar, portanto, o que é realmente urgente e necessário.

2 – Retorno financeiro

Uma das principais queixas na vida profissional de um empregado é ver grande parte do valor de seu trabalho ser direcionado às contas do empregador. No universo jurídico, essa premissa também prejudica muitos advogados que acabam sem receber por tudo aquilo que investem.

Vale destacar que o advogado autônomo, além dos honorários cobrados do cliente, recebe diretamente os honorários de sucumbência, que são aqueles devidos da outra parte, quando uma ação sob o seu patrocínio obtém êxito. Por isso, ao optar por empreender, o advogado conta com melhores possibilidades de retorno financeiro.

3 – Satisfação pessoal e profissional

Por se tratar de uma profissão de confiabilidade, a relação com o cliente é fundamental na advocacia e muitos escritórios acabam contratando profissionais para atuarem de forma indireta e sem contato com o cliente. Esse tipo de relação, embora possa parecer mais produtiva, em especial quando se trata de grandes estruturas, acaba afastando o profissional dos resultados de seu trabalho e trazendo muita insatisfação.

Como advogado autônomo ou como um profissional a frente de um escritório, você precisa lidar diretamente com seus clientes. Embora isso não seja sempre fácil, os bons resultados compensam e acabam trazendo muito mais contentamento ao profissional.

4 – Aprendizado

Liderar um escritório exige uma série de desafios e aprendizados fora do alcance daqueles que estão em uma posição de subordinado, permitindo alcançar um nível de experiência e crescimento profissionais incomparáveis.

O advogado que opta por empreender, necessita aprender um pouco de administração, marketing, contabilidade e até um pouco sobre relacionamentos. Isso acaba trazendo uma maior capacitação ao profissional e, com certeza, uma nova visão sobre sua profissão. Mesmo que seu escritório não dê certo, certamente você sairá mais bem preparado profissionalmente do que quando começou. Por isso, empreender nunca é em vão e certamente te trará bons resultados em outras situações da vida profissional.

Gostou desse post? Já pensou em empreender no mundo jurídico? Deixe seu comentário abaixo e conte pra gente! Aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das novidades!

Manual de Divulgação para Advogados

2017-12-13T22:14:25+00:00 julho 20th, 2015|Carreira|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)