Advogados, evitem que seus e-mails caiam no spam!

O e-mail marketing é uma ferramenta amplamente utilizada para informar e atrair clientes e parceiros, além de promover produtos e serviços. No universo jurídico, no entanto, advogados devem utilizá-lo com cautela. Segundo entendimento do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, o envio de boletins eletrônicos ou e-mail marketing para pessoas que não sejam clientes ou conhecidos pode ser considerado uma infração ao Código de Ética da profissão. Por isso, evite encaminhá-los a qualquer pessoa que não tenha solicitado recebê-los ou esteja incluído em sua lista de clientes.

Além de estar atento aos destinatários, escritórios e advogados devem também considerar algumas dicas para evitar que seus e-mails acabem marcados como spam. Cada provedor conta com um filtro específico para as caixas de entrada e, embora os critérios eletrônicos para identificar um spam não sejam amplamente divulgados, algumas ações simples podem ser tomadas, ajudando a informação a chegar até o seu cliente sem problemas.

Para ter a segurança de que seus e-mails não vão cair no spam, é bom ficar atento a algumas regras e ter cautela antes de enviar a mensagem. Saiba mais!

Cuidado com as palavras, expressões, pontuação e estruturação do e-mail

Ao enviar uma mensagem, procure limitar o assunto a um máximo de 50 caracteres, resumindo a ideia central do e-mail. Da mesma maneira, evite utilizar palavras como “promoção”, “imperdível”, “crédito”, “grátis” e “garantia”. Essas palavras são facilmente identificadas e banidas pelos filtros de antispam da maioria dos servidores.

Evite separar palavras, caixa alta, acentos gráficos ou enfeites no assunto do e-mail

E-mails bem construídos dificilmente são considerados spam. Por isso, fique atento e não deixe que faltem seções, cabeçalho ou assunto. Evite os desenhos e emojis em excesso também.

Atenção às imagens

Mesmo que sua mensagem contenha texto também, pegue leve nas imagens. É sempre bom lembrar que quanto menos imagens, melhor para os filtros não impedirem sua mensagem de chegar à caixa de entrada — o ideal é não passar de 50% de imagens e 50% de texto.

Uma dica para melhorar o envio de um e-mail marketing com imagens é dividi-las no template, usando o comando “alt tag” e permitindo, assim, que seu e-mail seja compreendido antes do carregamento das imagens.

Utilize um layout simples

O layout da mensagem deve ser o mais simples possível. Layouts em formatos complexos costumam ser facilmente rejeitados pelos filtros.

Não abuse do HTML

É preciso ter cautela na hora de utilizar linguagem HTML, pois muitos filtros costumam bani-la. Caso sua newsletter seja em HTML, procure incluir uma parte de texto também. Da mesma forma procure utilizar um HTML limpo e de qualidade.

Adicione a opção de remoção da lista de e-mails

Sempre ofereça ao final do e-mail uma alternativa de remoção da inscrição. A ausência desse tipo de ferramenta pode fazer com que algum destinatário irritado com seu e-mail acabe te denunciando para o SpamCop.

Gostou dessas dicas? Quais cuidados você toma para seus e-mails não caírem no spam? Deixe seus comentários abaixo e assine nossa newsletter para receber mais novidades e informações!

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2017-12-13T22:15:16+00:00 julho 20th, 2015|Informática|0 Comentários

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