Whatsapp pode ser considerado uma estratégia usada pelos advogados?

O mundo tem evoluído, as profissões se modernizado e a tecnologia tem alcançado um papel cada vez mais importante na nossa rotina pessoal e profissional. Em um escritório de advocacia, por exemplo, é imprescindível contarmos com computadores, softwares de gestão e outras ferramentas de modo a integralizar os trabalhos desenvolvidos.

Hoje, é preciso estar online e disponível o tempo todo para atender às solicitações dos clientes, além de se manter atualizado com os andamentos processuais. Como forma de otimizar o tempo, diversos advogados já têm utilizado o Whatsapp como ferramenta de trabalho. Saiba mais sobre o uso dessa ferramenta como uma estratégia para esses profissionais:

Mobilidade

Os celulares, antes utilizados apenas para fazer e receber chamadas, hoje possuem funcionalidades bem semelhantes às de um computador. Essa tecnologia empregada principalmente através de aplicativos estratégicos de comunicação e gestão de informações, ajuda bastante na rotina dos advogados.

E por falar em mobilidade, além das ferramentas de e-mails e trocas de mensagens, é preciso pensar também a escolha de um software jurídico capaz de ser acessado através dos dispositivos móveis.

Whatsapp para advogados

O aplicativo para troca de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil é o Whatsapp. A troca de mensagens através dele é, muitas vezes, mais rápida do que os e-mails, fazendo com que o trabalho e as tomadas de decisões sejam mais ágeis.

Utilizá-lo de forma a proporcionar uma maior integração entre colegas de trabalho e clientes é um fator estratégico para quem tem o desejo de conquistar uma posição mais competitiva no mercado.

Whatsapp como ferramenta de trabalho

Através do aplicativo, os integrantes da equipe podem discutir um caso ou até mesmo receber notificações através de um grupo criado exclusivamente para assuntos jurídicos, sem piadas ou prints fora do propósito. Uma dúvida sobre um processo, uma decisão ou até mesmo um comunicado, quando compartilhados no grupo, dará ciência a todos instantaneamente.

Um cuidado que deve ser tomado ao utilizar o Whatsapp como ferramenta de trabalho é a distração que o aplicativo pode causar, mas nada que combinar algumas regras de uso não resolva.

Acompanhamento de processos

Em abril de 2015, a 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo inovou na hora de transmitir e trocar informações sobre os processos que tramitam nela. Através da Portaria 012/2015, o juiz titular da Vara, Ali Mazloum, passou a permitir que procuradores, advogados e o público em geral pudessem realizar alguns serviços intermediados pelo Whatsapp. Com o aplicativo dá para consultar os autos, marcar visitas e audiências, trocar áudio, vídeo e fotos relacionados aos processos e receber lembretes de audiências. A gestão do aplicativo e o cadastro dos interessados em utilizar a ferramenta fica por conta da secretaria da Vara.

Pela lei, não há impedimento para que profissionais jurídicos tratem de trabalho via aplicativo. O que não é recomendado é utilizá-lo para fazer propaganda dos seus serviços. Deseja fazer um marketing jurídico online? Disponibilize um número para consultas e agendamentos e tenha o Whatsapp como meio de se comunicar. Mas lembre-se: nada substitui uma conversa por telefone e, principalmente, o olho no olho.

E você, já utiliza o Whatsapp como ferramenta de trabalho no seu escritório de advocacia? Acredita que esse aplicativo é uma boa alternativa para agilizar processos e desenrolar demandas dos advogados? Conte para nós a sua opinião sobre o assunto!

Manual de Divulgação para Advogados

2017-12-13T22:16:21+00:00 julho 22nd, 2015|Advocacia|1 Comentário

Um comentário

  1. Alex Sanches outubro 9, 2015 at 4:54 pm - Reply

    Muito legal seu artigo amigo!
    E o mais importante, encontrei exatamente o que eu estava procurando.. hehe
    Abraços e ja salvei nos favoritos!

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)