Dicas de economia para escritórios de advocacia

Em tempos de crise e diante de um mercado tradicionalmente competitivo, os escritórios de advocacia devem sempre contar com uma estratégia interna que garanta a rentabilidade, sem comprometer a qualidade dos serviços e a motivação de seus profissionais. No cenário atual, com o objetivo de preservar a equipe e manter a saúde financeira do negócio, advogados e gestores devem ser criativos na hora de rever o orçamento e avaliar a melhor forma de economizar.

Antes de optar por uma política agressiva de corte de gastos, é preciso ter cuidado e analisar item por item dos custos que envolvem o orçamento do seu escritório. O objetivo na hora de economizar é sempre garantir o lucro do empreendimento e evitar que o trabalho seja comprometido.

Se você está diante da tarefa nada simples de adotar medidas restritivas, confira algumas dicas para escritório de advocacia que podem ajudá-lo:

Organize seu financeiro

Antes de iniciar qualquer política econômica, é preciso organizar todas as despesas do escritório. Para tanto, crie uma planilha e liste todos os custos existentes nos últimos três meses. Avalie se houve aumento nos gastos, qual a média das despesas do escritório, quais são as áreas que demandam mais e menos investimento. Certamente, com essas informações expostas de forma objetiva, é possível estabelecer o que é preciso ser mudado.

Catalogue também pagamentos e faturas não cobradas, faça uma lista dos honorários devidos e cobre clientes que estejam com pendências junto ao escritório.

Incentive a economia de recursos

Pequenas economias com gastos triviais como energia, papel e até mesmo o cafezinho podem fazer uma grande diferença no final do mês. Institua uma política interna de economia de recursos, demonstrando aos colaboradores como o desperdício afeta negativamente o escritório — e, consequentemente, o lucro.

  • No quesito energia, incentive os colaboradores a desligarem seus computadores e luzes ao irem embora.
  • Evite o desperdício de papel estimulando o uso de folhas de rascunho e prevenindo as impressões desnecessárias.
  • A digitalização de documentos também é uma excelente alternativa para diminuir os custos com cópias, além de garantir mais espaço físico.
  • O cafezinho pode ser otimizado com o aluguel de uma máquina, dependendo do porte e do consumo do escritório.
  • Avalie a possibilidade de adquirir luzes de LED, que são mais econômicas, e aproveite a ventilação natural em vez de optar pelo ar-condicionado.

Otimize os gastos com serviços jurídicos

Tanto para realizar diligências em fóruns e órgãos públicos quanto se deslocar até cidades próximas e visitar clientes, muitos advogados gastam excessivamente e também desperdiçam tempo com essa atividade.

Seja mais eficiente na hora de traçar o trajeto das suas atividades diárias. O ideal é organizar e resolver todos os compromissos em um único dia e se deslocar sempre com o objetivo de resolver mais de uma pendência. No caso de diligências que precisam ser realizadas fora do local de atuação do escritório, avalie a contratação de um advogado correspondente que possa ajudá-lo no acompanhamento de seus processos naquela localidade.

Já passou por alguma situação parecida em seu escritório? Tem alguma outra dica interessante? Deixe abaixo seu comentário e assine nossa newsletter para receber mais informações!

Manual Completo dos Processos Eletrônicos

2017-12-13T22:18:51+00:00 julho 29th, 2015|Dicas, Escritório|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)