Advogados: 5 dicas para conseguir mais clientes no escritório

Não há dúvidas de que o mercado jurídico é altamente competitivo e não é à toa: de acordo com o Conselho Federal da OAB, existem 880 mil advogados atuando no Brasil. A grande quantidade de oferta de serviços jurídicos tem como resultado o surgimento de clientes mais bem informados e, por consequência, mais exigentes. Some-se a isso o fato de que existem diversas restrições quanto à publicidade dos serviços de advocacia e surge uma séria preocupação para os escritórios: como posso conseguir mais clientes?

Se você tem esse tipo de problema no seu negócio, confira as nossas dicas para captar um número maior de clientes e saia na frente da concorrência!

Crie um site para o seu escritório

Atualmente, a grande maioria das pessoas faz uma busca na internet antes de contratar algum tipo de serviço, e isso também acontece com quem procura um advogado. Por isso, é importante investir na criação de um site para divulgar o seu trabalho! Aproveite que a veiculação de propaganda de serviços jurídicos é liberada na internet e dedique algum tempo à construção de uma página que demonstre sua seriedade e profissionalismo. Criar um blog com informações úteis aos possíveis clientes e aos profissionais da área também é uma boa ferramenta para marcar presença na web.

Cadastre o seu negócio no Google Places

Pouca gente sabe disso, mas cadastrar o seu escritório no Google Places é uma ótima ferramenta de divulgação. Como o Google usa informações sobre a sua localização geográfica na hora de exibir os resultados de uma busca, o cadastro faz com que o seu escritório apareça nos primeiros lugares do ranking quando uma pessoa daquela localidade busca palavras-chave relacionadas com o serviço. Assim, se alguém próximo ao seu escritório faz uma busca por “escritório de advocacia”, esse dado permite que seu negócio seja mostrado nos primeiros lugares. Além disso, é possível inserir informações específicas como endereço físico, telefones e horários de funcionamento do seu escritório.

Tenha cartões de visita sempre à mão

O cartão de visita é uma pequena e poderosa arma que permite a divulgação do seu trabalho a qualquer momento e nas mais variadas situações. Crie um cartão de visita com um visual simples, contendo seu nome e meios de contato. Uma boa tática é deixar o verso do cartão em branco, de maneira que quem o recebe tenha espaço para escrever algo que o ajude a lembrar de você. Dessa forma, quando seus serviços forem necessários, eles não terão dificuldades de entrar em contato.

De preferência, distribua os cartões aos potenciais clientes de maneira sutil e natural, no meio de um assunto pertinente para que a venda do seu produto não pareça muito “forçada”.

Invista na propaganda boca a boca

As indicações ainda são as principais responsáveis pela captação de clientes no mundo jurídico. Por isso, é importante prestar um bom serviço ao cliente para que ele se sinta satisfeito e confortável para recomendar o seu trabalho às pessoas do seu círculo social. Também é importante investir em networking e parcerias com outros advogados, já que nem sempre as indicações partirão dos clientes: se um advogado recebe um cliente que precisa de serviços em uma área na qual ele não é especializado, poderá direcioná-lo para outro profissional com experiência naquele setor — e esse profissional pode ser você.

Participe ativamente da comunidade jurídica

Escreva e publique artigos, participe de eventos e palestras, divulgue conteúdo: todas essas são ótimas maneiras de tornar-se uma conhecida referência no seu segmento de atuação — e, por consequência, de conseguir mais clientes, já que eles terão segurança sobre seu conhecimento jurídico e sua capacidade como profissional. A participação na comunidade jurídica também é importante para a criação de uma rede de contatos, que, como já citamos, é extremamente útil para conseguir indicações de outros profissionais.

Viu como atitudes simples podem te ajudar a conseguir mais clientes para o seu escritório? Conhece alguma outra dica importante? Conte para nós e não deixe de assinar nossa newsletter para ficar por dentro de mais informações e novidades!

Manual de Divulgação para Advogados

2017-12-14T16:08:33+00:00 agosto 10th, 2015|Advocacia, Dicas|0 Comentários

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