Você sabe calcular o preço do seu trabalho no escritório?

Encontrar o valor perfeito para os honorários advocatícios é desafiador, até para os profissionais mais experientes. O fato é que a maioria dos advogados autônomos têm dificuldades em precificar os seus serviços e calcular o valor do trabalho. Para que a cobrança seja feita de forma a evitar prejuízos e possibilitar melhores ganhos é preciso desenvolver uma metodologia e parâmetros para valorar cada tipo de serviço prestado, seja contencioso ou consultivo.

Um valor baixo exige grande volume de trabalho com uma estrutura bastante enxuta, o que pode prejudicar a execução das demandas. Já um valor acima do praticado no mercado é uma desvantagem competitiva diante da concorrência. Para te ajudar nessa importante tarefa, vamos mostrar neste artigo os principais fatores a serem considerados na hora de calcular o valor do trabalho de um advogado. Confira!

Custos diretos e indiretos

A primeira coisa que deve ser feita é saber, de fato, qual é o seu custo de mão de obra, pró-labore e despesas fixas. Aqui entram materiais de escritório, folha de pagamento, contas de consumo, aluguéis, tributos, estacionamento e todas as demais despesas que estiverem relacionadas à operacionalização e funcionamento das suas atividades. Com esses custos levantados, você poderá partir de um valor mínimo mensal necessário para a manutenção do seu escritório.

Utilize a tabela da OAB

A tabela da OAB é a melhor referência na hora de calcular o valor do trabalho que será executado. Através dela é possível conseguir um bom parâmetro de precificação, principalmente para quem está iniciando. Com base nos valores máximos e mínimos disponibilizados, dá para estabelecer quanto cobrar em determinado procedimento, podendo manipular e ajustar de acordo com cada caso.

Margem de lucro

Quando se tem os custos fixos e variáveis devidamente definidos, e utilizando a tabela da OAB para orientar a precificação seguindo as boas práticas corporativas, a margem de lucro começa a ter condições de ser calculada. Diante desses aspectos, fica mais fácil definir valores para seus honorários e trabalhos específicos, fazendo o estudo de quais custos podem ser reduzidos ou quais são as atividades mais lucrativas que podem ganhar mais importância. Mas lembre-se de fazer um benchmark com seus principais concorrentes para evitar praticar preços muito abaixo ou muito acima do mercado.

Organização é fundamental

Procure uma forma de prever entradas e saídas analisando o caixa em prazos curtos, e nunca deixe de tratar com clareza, inclusive através de contratos, sobre quem será o responsável pelo pagamento de custas processuais quando a situação exigir, você ou o cliente. Nada que possa desequilibrar as finanças do escritório deve passar despercebido.

Não existe uma fórmula mágica para o calcular o valor do trabalho de forma exata. Existem, sim, fatores a serem considerados e, principalmente, necessidade de desenvolvimento de maturidade e consciência por parte do profissional que presta o serviço. Ler o cliente, entender suas necessidades e estar aberto a negociar podem te ajudar, e muito, na hora de fechar um negócio. Por fim, lembre-se: o trabalho jurídico, mesmo que autônomo, é um negócio e deve ser tratado como tal.

Restou alguma dúvida sobre o que considerar na hora de calcular o valor do trabalho? Gostaria de acrescentar outra dica? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para receber nossas notícias e artigos em primeira mão!

Manual Completo dos Processos Eletrônicos

2017-12-14T16:09:04+00:00 agosto 12th, 2015|Dicas, Escritório|3 Comentários

3 Comentários

  1. THIAGO LUIS fevereiro 4, 2016 at 1:11 pm - Reply

    Gostaria de saber se tem alguma tabela e ou programa para lançar as despesas citadas no artigo, para saber ao final de cada mês quanto foi gasto, quer com material de escritório, cópias, e demais?

    • Renata Marques fevereiro 5, 2016 at 5:20 pm - Reply

      Olá Thiago!

      Existem alguns softwares no mercado para tanto. Uma pesquisa no Google pode ajudar. A ideia da planilha é interessante. Vamos pensar em criar uma para oferecer aqui no blog, ok?

      Grande abraço!

  2. Clarissa P. de Figueiredo Freitas junho 6, 2016 at 12:26 pm - Reply

    Bom Dia!
    Creio que o valor dos honorários advocatícios deve compensar o trabalho e o desgaste do profissional com o trabalho prestado pelo cliente.
    Também utilizo a tabela da OAB como parâmetro para valor dos honorários.
    Mas, na realidade, nunca soube cobrar pelo meu trabalho, nunca o valorizei. Esse foi um dos motivos que agora, após doze anos de trabalho, estou tendo que recomeçar!
    O bom advogado deve cobrar mesmo pelo seu conhecimento e tempo despendidos!

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)