5 dicas para melhorar o controle financeiro em escritórios de advocacia

O advogado é um prestador de serviços e, por isso, deve se preocupar com os caminhos que o seu negócio está tomando e estimular seu lado empreendedor para conseguir se estabilizar no mercado jurídico — além de obter mais rentabilidade e produtividade. E entre os fatores que um bom advogado empreendedor deve dominar é a gestão financeira do escritório, já que a noção e o controle das finanças vão ajudá-lo a cortar custos desnecessários, distinguir onde seria melhor investir e observar se há recursos suficientes para quitar suas obrigações.

Como você tem feito o controle financeiro em seu escritório? Anote estas 5 dicas e veja como melhorar esse aspecto no seu negócio!

Realize um fluxo de caixa

A primeira coisa que você tem que fazer é preparar uma ferramenta de fluxo de caixa para seu escritório. Assim, vai se inteirar do quanto há em caixa, das receitas a receber e dos gastos que o lugar (e a atividade da equipe) te impõe. E para prever o que será gasto e recebido no futuro, deve-se entender bem tudo o que envolve o trabalho: os recebimentos de honorários, a aquisição de materiais de escritório, os gastos com serviços de operação (luz, água, internet, etc), despesas de deslocamento, entre outros.

Organize os custos do escritório

É essencial entender para onde estão indo os recursos do escritório. Dessa forma, o advogado será capaz de analisar onde está gastando demais ou sem necessidade, tornando os serviços mais eficientes e podendo cortar ou diminuir gastos que não sejam tão relevantes sem comprometer a produtividade da sua prestação de serviços.

Separe as despesas profissionais das pessoais

É essencial separar os fluxos financeiros do escritório das despesas pessoais que o advogado tem. Só assim vai ser possível entender se o estabelecimento jurídico realmente está lhe dando retorno e controlar bem o orçamento doméstico ou familiar, correndo tudo em separado. A mistura poderá gerar confusão, inclusive, na hora de apurar os tributos a pagar, o que pode gerar problemas para o negócio.

Saiba precificar bem seus serviços

Fazer uma boa precificação dos seus honorários deve levar em conta os custos diretos e indiretos que estão envolvidos no seu serviço, além do tempo dedicado ao cumprimento das tarefas para cada cliente. Fazer uma pesquisa entre os demais escritórios também é útil, porque te ajuda a analisar se o valor que está cobrando é compatível com seus concorrentes. Colocar preços nos seus serviços da maneira correta determina não só o fluxo constante de clientes, mas também a entrada equilibrada de recursos no escritório.

Tenha um profissional especializado para cuidar da gestão financeira

Pode parecer bobagem, mas se você não entende muito bem de finanças e gestão de recursos, é muito interessante contar com a ajuda de um contador ou outro profissional contratado para analisar seus fluxos financeiros e colocar a casa em ordem. Inclusive, muitos escritórios, dependendo do volume de clientes e processos com os quais trabalham, têm em seu quadro interno de funcionários um ou mais especialistas contábeis. Dessa maneira, você se certifica de que não terá problemas fiscais e reúne dados suficientes para avaliar bem a saúde financeira do escritório.

Com algumas práticas, é possível não só entender a rentabilidade do seu escritório de advocacia e aumentar sua produtividade, mas também manter a saúde do negócio em dia. É muito importante que você tenha esse perfil empreendedor para que o escritório chegue mais longe no mercado.

E então, como você tem feito o controle financeiro do seu escritório de advocacia? Tem outras dicas importantes para compartilhar? Deixe um comentário para nós!

Manual Completo dos Processos Eletrônicos

2017-12-14T16:12:41+00:00 agosto 24th, 2015|Advocacia, Escritório|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)