6 dicas para quem está estudando para a prova da OAB

A prova da OAB é uma das fases mais importantes da vida de um estudante de direito. Além dos anos árduos de muita dedicação para conseguir o diploma, para poder advogar também é preciso dedicar algum tempo aos estudos para passar no exame da ordem, que tem sido cada vez mais exigente.

Pensando nisso, preparamos para você uma lista com as melhores dicas para estudar para a prova da OAB. Acompanhe!

Organize seu tempo

O primeiro passo é organizar o tempo que você tem disponível para os estudos. Ao contrário do que muitos pensam, estudar a matéria toda pode ser um tiro no pé, já que o conteúdo é enorme e você dificilmente conseguirá se aprofundar o bastante em todos eles. Por isso, é importante definir quais são as matérias que caem com mais frequência e focar nelas. Depois, monte um cronograma de estudos distribuindo essas matérias pelo seu tempo livre — e tente segui-lo à risca!

Resolva provas anteriores

Uma boa tática para enfrentar a prova da OAB é conhecê-la a fundo. Nada melhor para isso do que resolver as provas anteriores, certo? Assim, você vai saber mais sobre a banca, o que ela costuma exigir dos alunos e como ela formula suas questões. Você pode tentar fazer as provas como uma espécie de simulado, marcando o tempo no relógio e evitando interrupções. Além de te deixar mais tranquilo na hora do exame, essa familiaridade torna a resolução das questões mais fácil.

Leia a Constituição

Principalmente na 1ª fase do exame, em que o texto da lei é cobrado literalmente, a leitura da Constituição pode ser extremamente útil. Além de servir como fundamento para todo o ordenamento jurídico (ou seja, para todos os outros ramos do direito), ela abrange os pontos mais importantes de várias matérias: direito ambiental, direito do trabalho, direito eleitoral e direito penal são só alguns exemplos. Saber bem a Constituição vai ajudar bastante na resolução das questões de grande parte da matéria cobrada.

Monte resumos e esquemas

Fazer resumos e esquemas das matérias já estudadas facilita a fixação do conteúdo, já que você tem que entender o que foi lido, selecionar os pontos mais importantes e sintetizar tudo com suas próprias palavras. Além disso, conforme a prova for se aproximando, você pode utilizar esses resumos para refrescar a sua memória e relembrar imediatamente o conteúdo já estudado.

Assista a videoaulas

Sair um pouco do formato “papel e caneta” pode ser muito benéfico e ajudar na fixação da matéria. No YouTube, por exemplo, existem vários canais direcionados a estudantes da área do Direito que prestarão o exame de ordem — e o melhor é que é tudo gratuito! Contudo, como qualquer pessoa pode postar o seu próprio conteúdo no site, é preciso ter senso crítico e tomar cuidado com a procedência das informações: busque se informar sobre quais canais são mais confiáveis.

Faça um cursinho

Para quem não consegue ter a disciplina de estudar sozinho ou para quem sente a necessidade de reforçar o conteúdo aprendido na faculdade antes da prova, os cursinhos podem ser um excelente recurso. Atualmente, existem várias opções no mercado: turmas regulares, resolução de exercícios, presenciais, online, é só escolher a de sua preferência e investir nos estudos.

Gostou das nossas dicas ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo e divida sua opinião conosco!

Guia Advogados Autônomos

2017-12-14T16:13:18+00:00 agosto 27th, 2015|Carreira, Dicas|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)