É melhor começar um escritório de advocacia sozinho ou em grupo?

Empreender com resultados na advocacia demanda tempo e dedicação. Por isso, desde o início da carreira o advogado deve se preocupar em alinhar suas habilidades aos seus objetivos profissionais. Escolher entre montar o seu próprio escritório ou atuar de forma autônoma é uma decisão estratégica e de extrema importância no contexto de uma caminhada profissional de sucesso. Por isso, é preciso ter cuidado na hora de avaliar seu perfil e seus anseios quando o assunto é decidir começar o negócio sozinho ou em uma sociedade.

Confira nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Advocacia autônoma

O caminho da autonomia pode ser uma excelente alternativa para quem busca experiência profissional, mas não possui condições de arcar com a infraestrutura de um escritório de advocacia. Com uma linha telefônica, acesso à internet e um notebook, um advogado é capaz de executar boa parte das tarefas de um escritório em um home office. Além disso, para reuniões, a própria OAB disponibiliza a estrutura de escritórios compartilhados que podem ser utilizados pelo advogado.

Outra vantagem diz respeito ao networking que você pode criar a partir de uma rede de bons parceiros, afinal, advogar de forma autônoma não significa trabalhar sozinho. Com parcerias profissionais é possível multiplicar sua carteira de clientes sem a necessidade de dividir os lucros, como em uma sociedade tradicional.

Porém, nem tudo são facilidades. O advogado autônomo precisa ser extremamente eficaz no que se refere a gerenciar e delegar tarefas, e muitos profissionais se perdem na hora de administrar esse aspecto, contratando muitos colaboradores de apoio sem conseguir gerenciá-los, o que compromete a própria atividade de advogar.

Com a realidade dos processos eletrônicos e a carência de prazos, a advocacia se tornou uma atividade bastante dinâmica. Por isso, saiba que dificilmente você conseguira prosperar fazendo tudo sozinho. Ainda que você não deseje contar com um sócio e uma estrutura tradicional de escritório, aprenda a ter uma base de apoio capaz de ajudá-lo com as tarefas diárias.

Sociedade de advogados

Constituir uma sociedade de advogados pode trazer diversos benefícios a começar pela divisão de trabalho, que ajuda a otimizar o dia a dia e te deixar menos sobrecarregado com as tarefas do cotidianas. Unindo esforços é mais fácil ser eficiente e, além disso, os custos administrativos são divididos, permitindo que o negócio se viabilize.

Montar uma sociedade, no entanto, não é uma tarefa fácil. É preciso estar alinhado com o ritmo de seu sócio (ou sócios) para que o trabalho possa fluir com a devida produtividade e eficiência. É preciso que os valores e missão da sociedade estejam alinhados para que questões burocráticas menores não tomem tempo e atravanquem o trabalho do escritório de advocacia.

Hoje, o mercado jurídico conta com um grande número de profissionais tornando a competição bastante acirrada. Independentemente de atuar sozinho ou em sociedade, é preciso ser eficiente na prestação de seus serviços, buscando atender os reais interesses do cliente e agindo de forma ética e transparente para ganhar reconhecimento e conseguir prosperar.

Gostou desse post? Qual das duas opções você considera mais interessante? Deixe um comentário e divida conosco a sua opinião!

Manual Completo dos Processos Eletrônicos

2017-12-14T16:13:47+00:00 agosto 28th, 2015|Carreira, Escritório|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)