5 coisas que a faculdade de direito não ensina para um advogado

É bastante comum achar que após a conclusão do curso de graduação um advogado sairá pronto para abrir seu negócio e munido de todas as informações necessárias para alcançar o sucesso. Na verdade, o cenário é bem diferente: existem inúmeras coisas que a faculdade não aborda como deveria — e todo mundo pode perceber isso assim que entra no mercado de trabalho.

Pensando nisso, preparamos esta lista com 5 coisas que a faculdade de direito não ensina para um advogado. Confira!

Como conquistar clientes

Não é comum pensar no Direito como um empreendimento, e, por isso, as faculdades não se preocupam em ensinar técnicas para conquistar e fidelizar clientes — apesar de essa ser a chave do sucesso para qualquer advogado.

Para atrair novos clientes, escutar é essencial: se um cliente potencial te procura com um problema (muitas vezes íntimo), é importante que você ouça com atenção o que ele tem a dizer e entenda exatamente quais são suas demandas. Depois, é hora de pôr em prática suas habilidades comerciais: sabendo das expectativas do cliente, convença-o de que você é capaz de ajudá-lo da melhor maneira. Saber vender seus serviços é parte essencial de conquistar novos clientes e fazer seu negócio prosperar.

Como calcular os honorários

Apesar de ser algo com que todo o advogado lidará no futuro, as faculdades não costumam ensinar como calcular honorários advocatícios. Ninguém tem dúvidas de que a remuneração do advogado é importantíssima, afinal, ela é responsável pela manutenção do escritório e do próprio profissional.

À primeira vista, precificar seus serviços pode parecer complicado, mas a verdade é que se trata de um cálculo simples. O primeiro passo é fazer um levantamento de todas as despesas e rendas do seu escritório, sejam elas fixas ou variáveis, dessa forma, você terá plena noção do quanto é necessário cobrar para manter seu negócio. Depois, é preciso encontrar um equilíbrio entre os preços praticados no mercado, os custos de manutenção do seu escritório e o real valor entregue ao cliente com seus serviços.

Administrar o tempo

Uma das características do advogado eficaz é a capacidade de administrar bem o tempo. Como é um dos recursos mais limitados de que dispõem, é importante se dedicar ao seu gerenciamento — e, mais uma vez, a faculdade de Direito não se dedica a esse ponto.

Para gerir esse recurso, é importante ter consciência da forma como ele está sendo utilizado: descubra em que pontos ele é bem aproveitado e onde é desperdiçado. Assim, você pode eliminar os pontos em que há desperdício e otimizar a utilização desse recurso. Também é possível aproveitar a tecnologia para agilizar o funcionamento do seu escritório: atualmente, existem inúmeros aplicativos e sistemas que automatizam processos antiquados, gerando uma economia de tempo (e de dinheiro) considerável.

Promover o escritório

Promover um escritório de advocacia pode ser uma tarefa complicada, tendo em vista as inúmeras restrições impostas pelo Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil — estas, sim, devidamente aprendidas durante o curso de graduação. O que não nos ensinam são as alternativas para divulgar legalmente os serviços de maneira eficaz.

O marketing digital pode ser um grande aliado dos escritórios de advocacia. Investir em um perfil em redes sociais como o LinkedIn, criar um site que ofereça todas as informações sobre o negócio e produzir conteúdo em blogs: tudo isso ajuda a atrair clientes e interessados nos seus serviços de advocacia.

Fazer a gestão de pessoas

Um escritório é uma organização que envolve diversos colaboradores e, por isso, pode ter diversos problemas relacionados à própria natureza humana: conflitos interpessoais, falta de motivação, falhas de comunicação, dentre muitos outros.

Por isso, é importante que um profissional do Direito se dedique à gestão de pessoas. Ouvir os problemas da equipe e fazer o melhor para superá-los, agir como um líder e inspirar a equipe em prol de um objetivo comum, saber escolher seus colaboradores: todas essas são habilidades que devem ser desenvolvidas para uma boa gestão do escritório.

Gostou do nosso artigo? O que mais você acha que a faculdade de Direito não ensina para um advogado? Deixe seu comentário abaixo e divida conosco suas opiniões!

Manual de Divulgação para Advogados

2015-09-08T13:31:35+00:00 setembro 8th, 2015|Advocacia, Carreira|4 Comentários

4 Comentários

  1. José Cláudio Tavares janeiro 7, 2016 at 5:19 pm - Reply

    Prezada Dra. Renata Marques,
    Senti-me instigado pela matéria publicada a respeito do desenvolvimento do advogado., sob título “5 coisas que a faculdade de direito não ensina para um advogado”.
    Estou aposentado, mas desejo continuar atuando na área cível, em particular, onde tenho especialização.
    Estou tentando recolocação no mercado, como consultor ou algo parecido, pois trabalhei por 28 anos como advogado empregado, em São Paulo. Sou carioca e voltei aqui para minha cidade natal.
    Encontro muita dificuldade, embora tenha ótimas referências pessoais, ainda sinto-me como um aprendiz.
    Dito isto, seu artigo é muito importante e elucidativo, com princípios basilares de ética profissional e encaminhamento na área de direito, como advogado.
    Quais ponderações vislumbro hoje no ramo?
    São elas: Estamos vivendo um momento de crise econômica-financeira e política, sem limites, com pouca esperança no futuro próximo. Certo que estas crises são passageiras, aliás também o sucesso passa, mas tal qual em analogia a um furacão (espero seja rebaixado a uma tempestade )deixa seus vestígios danosos quer financeira, no bolso do advogado, e emocionalmente, com perda de motivação para seguir adiante na carreira;
    É preciso ampliar a visão sobre o problema, ou questões, de modo a estabelecer medidas para uma melhor gestão, mais eficiente, nos dias de hoje, p.ex., o que há de novo que se possa oferecer; o que pode ser melhorado;
    Não sou consultor , apenas um advogado aposentado que quer voltar a trabalhar e encontra muitas barreiras, e aceitaria de bom grado sua atenção a este ponto, além da assessoria ao advogado.
    Por derradeiro, parabenizo pelo artigo publicado que penso é muito útil e prático aconselhamento.
    Espero receber seus comentários sobre a possibilidade de incluir no seu editorial matéria sobre os advogados aposentados que desejam voltar a trabalhar, que seja no mercado ou ainda autonomamente.
    Cordialmente,
    José Cláudio

    • Renata Marques janeiro 7, 2016 at 6:48 pm - Reply

      Dr. José Cláudio, tudo bem?

      Muito elucidativo o seu comentário! Com certeza hoje temos diversas dificuldades no ramo advocatício, tanto para advogados jovens quando para os mais experientes.

      Colocaremos a sua sugestão em nossa pauta de conteúdo. Obrigado!

      Grande abraço.

  2. Amanda maio 10, 2016 at 12:58 am - Reply

    conteúdo de qualidade parabens, hoje em dia está difícil, vou compartilhar e fiz questão de deixar meu comentário, obrigado!

  3. Cléber dezembro 7, 2019 at 9:10 am - Reply

    Pior que é verdade, concordo plenamente com o artigo. https://advogadosnovohamburgo.com/

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)