Como motivar a equipe do seu escritório de advocacia

Empresários e gestores concordam sobre a importância do capital humano para o sucesso dos negócios, e já sabem que a motivação das equipes também tem grande influência na produtividade e nos resultados gerais. Assim sendo, é preciso avaliar o ambiente de trabalho e o perfil dos colaboradores para adotar uma gestão capaz de assegurar a conquista de altos índices de satisfação, engajamento e motivação.

Várias práticas podem ser implementadas sem exigir grandes investimentos. Conheça agora algumas dicas para motivar a equipe do seu escritório de advocacia!

Reforce a liderança positiva

O estilo de gestão é o fator de maior impacto na motivação das equipes e, assim, é preciso identificar e capacitar gestores para agirem como verdadeiros líderes. Nesse contexto, é importante considerar, além do conhecimento técnico, algumas competências comportamentais, como atitude positiva, maturidade, equilíbrio emocional, poder de persuasão e negociação, habilidade para administrar conflitos, capacidade de ouvir e de trabalhar em equipe.

Invista na qualidade da comunicação

A comunicação interna é um importante elemento na estratégia para garantir a motivação dos colaboradores. Desse modo, o escritório deve estabelecer mecanismos para compartilhar informações, manter suas equipes atualizadas sobre o mercado, concorrentes, regulamentações, novos projetos e principalmente sobre os desafios a serem superados. Para tanto, é necessário investir em canais eficientes, como newsletters, e-mails, reuniões gerenciais e o tradicional mural de avisos.

Aposte no feedback

O feedback é uma ferramenta muito útil para a gestão de pessoas e deve ter foco no desenvolvimento e crescimento profissional dos colaboradores. Por meio de conversas estruturadas e francas, o gestor deve elogiar o bom desempenho, reconhecer o talento, mas também, orientar e corrigir desvios. O feedback é capaz de criar uma relação de confiança entre gestores e colaboradores, servindo, assim, para motivar a equipe.

Estabeleça parcerias e conceda benefícios diferenciados

Uma maneira simples de incrementar a carteira de benefício cedidos pelo escritório é estabelecer parcerias com academias, assessorias esportivas, restaurantes, livrarias e escolas de idiomas para oferecer descontos e condições especiais aos colaboradores. Porém, para que essa iniciativa seja efetiva, é fundamental alinhar os benefícios ao perfil e aos interesses dos profissionais.

Incentive a participação e a colaboração

Algumas medidas básicas podem incentivar a participação e a colaboração de todos, como a implantação de um programa de geração de ideias, realização de reuniões gerenciais e de brainstorming, formação de equipes multidisciplinares e delegação de responsabilidades. Essas práticas fortalecem o senso de pertencimento e ainda podem resultar em soluções inovadoras para o negócio.

Desenvolva o indivíduo e a equipe

Treinamento e qualificação garantem o aperfeiçoamento profissional das equipes e, consequentemente, geram mais produtividade e motivação. Por isso, devem fazer parte da estratégia de qualquer empresa. Mas para que os resultados sejam maximizados, é preciso elaborar um plano de desenvolvimento individual, com base na análise de perfil dos colaboradores, reforçando as potencialidades de cada membro da equipe. A personalização dos treinamentos produz profissionais mais competentes e motivados.

Ofereça um plano de carreira

Profissionais talentosos costumam ter ambições e expectativas de crescimento dentro da empresa, assim, o plano de carreira deve destacar as políticas de cargos e salários, além de esclarecer quais os critérios utilizados para definição de aumentos salarias e promoções. A transparência na gestão também ajuda a motivar a equipe.

Celebre as conquistas

É importante celebrar as conquistas e momentos especiais da equipe, como projetos entregues, metas atingidas ou a conquista de novos contratos e clientes. Vale a pena organizar pequenos eventos, como um café da manhã, um almoço ou um happy hour. Essa prática também colabora para uma maior integração das equipes.

Faça pesquisas de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é um recurso importante para comprovar se os colaboradores estão realmente satisfeitos. O ideal é que as perguntas considerem aspectos sobre o estilo de liderança, oportunidades de crescimento, condições de trabalho, identificação com a empresa, remuneração e benefícios oferecidos. Assim, é possível entender quais são as práticas de gestão que precisam ser reavaliadas para motivar a equipe.

E quais as práticas adotadas pelo seu escritório para motivar a equipe? Compartilhe conosco suas dicas e experiências!

Manual de Divulgação para Advogados

2017-12-14T16:28:13+00:00 novembro 3rd, 2015|Escritório|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)