Como fazer o fluxo de caixa do seu escritório de advocacia

Para o sucesso de um escritório de advocacia, é preciso ter em mente que ele deve ser levado a sério como qualquer outra empresa e que, por isso, a gestão de informações é fundamental para garantir o máximo de produtividade e de resultados satisfatórios.

O fluxo de caixa é uma ferramenta responsável por controlar a entrada e saída de dinheiro. Em um escritório de advocacia, essa necessidade não está extinta e, inclusive, é benéfica para os negócios, permitindo um controle mais bem estruturado sobre as receitas — e sobre a viabilidade do negócio. Aprenda agora a fazer o fluxo de caixa do seu escritório de advocacia!

Controle o fluxo de caixa diariamente

Embora muitas empresas façam o fluxo de caixa semanal, o ideal para um escritório de advocacia é fazer o controle diariamente. Graças a uma quantidade variada de clientes com especificações distintas entre si, cuidar do fluxo de caixa todos os dias garante um controle muito maior sobre todas as operações do escritório e permite identificar possíveis problemas — como um cliente que estava previsto para fazer o pagamento, porém atrasou diversas vezes, influenciando negativamente nos valores do fluxo de caixa.

Comece contabilizando as despesas

Para um fluxo de caixa de sucesso, você pode começar por contabilizar quais são as despesas diárias. Nesse sentido, é preciso categorizar corretamente cada uma, inclusive para ter uma avaliação mais precisa de onde estão sendo feitos os gastos. Assim, as despesas devem se dividir em fixas (como aluguel e conta de luz), administrativas (como transporte até o fórum e cópias de processo) e outras despesas, como os pagamentos de dívidas pontuais ou de empréstimos. Também é importante que escritório de advocacia crie uma categoria para gastos imprevistos relativos aos processos — e que deverão ser repassados ao cliente.

Entre com os recebimentos

Após contabilizar as despesas, assinale todos os recebimentos do dia, como possíveis parcelas de honorários pagos por clientes, ou então o valor referente a entradas de processo. É fundamental também manter os recebimentos categorizados para que se possa ter uma ideia de quais despesas acontecerão nos próximos dias ou semanas e quais foram apenas pontuais — como a primeira consulta jurídica de um novo cliente.

Calcule o saldo ao final do dia

O saldo final deverá ser a subtração das despesas dos recebimentos diários. Um saldo negativo não significa, necessariamente, que o escritório está dando prejuízo e sim que naquele dia os recebimentos não foram o suficiente para cobrir os gastos. O cálculo correto do saldo final, inclusive, permite criar projeções para as contas a pagar e a receber em um futuro próximo. De maneira geral, isso permite um planejamento bem mais certeiro sobre as ações do escritório.

Faça a conferência bancária

Com o saldo final do fluxo de caixa, é preciso fazer a conferência com o extrato bancário do dia. Caso exista algum erro ou diferença destacável, pode ser sinal de que o fluxo de caixa não foi feito corretamente e que existe alguma discrepância de dados. Se ao conferir o fluxo de caixa houver a certeza de que todos os dados estão certos, então é preciso entrar em contato com o banco e conferir o motivo da diferença. Algumas vezes isso acontece por causa de um gasto imprevisto ou desconsiderado, ou então pode se tratar de um erro da própria instituição financeira, que deverá fazer o estorno.

Fazer o fluxo de caixa do seu escritório de advocacia não é importante apenas para avaliar a rentabilidade do escritório, mas também para que sejam identificadas discrepâncias em relação a bancos e instituições financeiras em geral. Calculando corretamente o saldo e fazendo o controle diariamente, será possível obter resultados muito melhores para os seus negócios!

Ainda tem dúvidas sobre como fazer o fluxo de caixa? Conte para nós!

Manual Completo dos Processos Eletrônicos

2017-12-14T16:28:46+00:00 novembro 5th, 2015|Escritório|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)