Tribunais, clientes difíceis e causas praticamente impossíveis de serem ganhas. Assim como no mundo real, o que não falta no cinema são histórias que podem servir de inspiração para qualquer bom profissional do Direito. E como a vida costuma imitar a arte de vez em quando, nada melhor do que inspirar-se um pouco — e aprender também, por que não? — com esta lista de 5 filmes que todo advogado precisa assistir. Veja quais são!
Filadélfia (1993)
Indicado a 5 Oscars, esse filme do diretor Jonathan Demme (o mesmo de O silêncio dos inocentes), mostra a história de um advogado (Tom Hanks) que é demitido de uma empresa depois de ser diagnosticado com o vírus da AIDS. Para piorar, na hora de buscar seus direitos o único profissional que lhe oferece ajuda nos tribunais é o homofóbico Joe Miller (Denzel Washington), um homem que aprenderá aos poucos a deixar de lado o seu preconceito.
Por tratar de um assunto atual e cada vez mais importante como a homofobia e apresentar um embate de um advogado defendendo outro, Filadélfia é um filme que deve ser assistido por qualquer profissional do Direito.
12 homens e uma sentença (1957)
Considerado um clássico do cinema, 12 homens e uma sentença mostra como apenas uma pessoa de um júri consegue mudar a opinião de todas as outras usando apenas a boa argumentação sobre aquilo que eles achavam ser uma verdade absoluta — suscitando nos jurados a chamada “dúvida razoável”. Características que devem ser algumas das bases para o trabalho de qualquer advogado.
Tempo de Matar (1996)
Baseado no romance de John Grisham, Tempo de Matar mostra a luta de um jovem advogado (Matthew McConaughey) que tenta defender um homem (Samuel L. Jackson) acusado de matar dois integrantes da Ku Klux Klan, responsáveis pelo estupro e assassinato de sua filha num dos estados mais dominados pelo racismo nos Estados Unidos.
Assim como em 12 homens e uma sentença, aqui a hermenêutica jurídica também é muito valorizada, principalmente se levarmos em conta o fato de que o protagonista da história também precisa argumentar com uma sociedade tomada por uma cultura bastante diferente da que ele preza.
Kramer vs. Kramer (1979)
Premiado com o Oscar de melhor filme em 1979, Kramer vs. Kramer acompanha a história de um pai (Dustin Hoffman) que da noite pro dia precisa aprender a cuidar sozinho do pequeno filho depois que sua mulher (Meryl Streep) o abandona repentinamente.
Mostrando o amadurecimento e os cuidados do personagem de Dustin Hoffman com seu filho ao longo da projeção, essa produção apresenta um detalhe bastante importante para quem trabalha com direito da família: o juiz que decidirá com quem ficará a guarda da criança. Sem saber o mesmo que o espectador a respeito da história, ele deve confiar sua decisão apenas nos argumentos dos advogados dos personagens.
A rede social (2010)
Adaptado do livro Bilionários por acaso, esse filme do diretor David Fincher (o mesmo de Clube da Luta e Seven) mostra a história real de um processo envolvendo Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin, os desenvolvedores do Facebook, tentando encontrar o verdadeiro criador da empresa. Um excelente filme para quem busca entender um pouco mais sobre direito autoral e legislação da web.
Com histórias bastante variadas, o que não falta são opções de filme que todo advogado pode assistir para entender um pouco mais sobre alguns temas como direito da família e até internet. Agora que você já conferiu a nossa lista, que tal encontrar aquele lugar ideal na poltrona e aproveitar algumas horas com o melhor do cinema?
Conhece outros filmes interessantes para advogados? Já assistiu algum desses que citamos aqui? Conte para nós!
Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)