5 filmes que todo advogado deveria assistir

Tribunais, clientes difíceis e causas praticamente impossíveis de serem ganhas. Assim como no mundo real, o que não falta no cinema são histórias que podem servir de inspiração para qualquer bom profissional do Direito. E como a vida costuma imitar a arte de vez em quando, nada melhor do que inspirar-se um pouco — e aprender também, por que não? — com esta lista de 5 filmes que todo advogado precisa assistir. Veja quais são!

Filadélfia (1993)

Indicado a 5 Oscars, esse filme do diretor Jonathan Demme (o mesmo de O silêncio dos inocentes), mostra a história de um advogado (Tom Hanks) que é demitido de uma empresa depois de ser diagnosticado com o vírus da AIDS. Para piorar, na hora de buscar seus direitos o único profissional que lhe oferece ajuda nos tribunais é o homofóbico Joe Miller (Denzel Washington), um homem que aprenderá aos poucos a deixar de lado o seu preconceito.

Por tratar de um assunto atual e cada vez mais importante como a homofobia e apresentar um embate de um advogado defendendo outro, Filadélfia é um filme que deve ser assistido por qualquer profissional do Direito.

12 homens e uma sentença (1957)

Considerado um clássico do cinema, 12 homens e uma sentença mostra como apenas uma pessoa de um júri consegue mudar a opinião de todas as outras usando apenas a boa argumentação sobre aquilo que eles achavam ser uma verdade absoluta — suscitando nos jurados a chamada “dúvida razoável”. Características que devem ser algumas das bases para o trabalho de qualquer advogado.

Tempo de Matar (1996)

Baseado no romance de John Grisham, Tempo de Matar mostra a luta de um jovem advogado (Matthew McConaughey) que tenta defender um homem (Samuel L. Jackson) acusado de matar dois integrantes da Ku Klux Klan, responsáveis pelo estupro e assassinato de sua filha num dos estados mais dominados pelo racismo nos Estados Unidos.

Assim como em 12 homens e uma sentença, aqui a hermenêutica jurídica também é muito valorizada, principalmente se levarmos em conta o fato de que o protagonista da história também precisa argumentar com uma sociedade tomada por uma cultura bastante diferente da que ele preza.

Kramer vs. Kramer (1979)

Premiado com o Oscar de melhor filme em 1979, Kramer vs. Kramer acompanha a história de um pai (Dustin Hoffman) que da noite pro dia precisa aprender a cuidar sozinho do pequeno filho depois que sua mulher (Meryl Streep) o abandona repentinamente.

Mostrando o amadurecimento e os cuidados do personagem de Dustin Hoffman com seu filho ao longo da projeção, essa produção apresenta um detalhe bastante importante para quem trabalha com direito da família: o juiz que decidirá com quem ficará a guarda da criança. Sem saber o mesmo que o espectador a respeito da história, ele deve confiar sua decisão apenas nos argumentos dos advogados dos personagens.

A rede social (2010)

Adaptado do livro Bilionários por acaso, esse filme do diretor David Fincher (o mesmo de Clube da Luta e Seven) mostra a história real de um processo envolvendo Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin, os desenvolvedores do Facebook, tentando encontrar o verdadeiro criador da empresa. Um excelente filme para quem busca entender um pouco mais sobre direito autoral e legislação da web.

Com histórias bastante variadas, o que não falta são opções de filme que todo advogado pode assistir para entender um pouco mais sobre alguns temas como direito da família e até internet. Agora que você já conferiu a nossa lista, que tal encontrar aquele lugar ideal na poltrona e aproveitar algumas horas com o melhor do cinema?

Conhece outros filmes interessantes para advogados? Já assistiu algum desses que citamos aqui? Conte para nós!

Guia Advogados Autônomos

2017-12-14T16:29:34+00:00 novembro 8th, 2015|Carreira, Dicas|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)