Como me tornar um advogado de sucesso?

Em qualquer área do mercado de trabalho, sucesso e ascensão profissional são os objetivos de muitas pessoas. Na área da advocacia isso não é diferente e tornar-se um advogado de sucesso é uma ambição da maior parte daqueles que abraçaram essa carreira. Contudo, no dia a dia, alguns cuidados são fundamentais para que você possa aprimorar suas habilidades e traçar um caminho sólido rumo ao sucesso. Para isso, seguem algumas dicas para você se tornar um advogado bem-sucedido. Confira!

Comunique-se bem

Comunicar é, sem dúvida, a principal habilidade que um advogado deve ter, afinal, saber se dirigir ao seu cliente ou a um juiz é fundamental para seu sucesso. Mas o que muitos não sabem é que comunicar-se bem não é falar palavras difíceis e desconhecidas pela maioria. Pelo contrário, é ser claro e objetivo, de forma que todos consigam compreender o que você quer dizer sem dificuldades.

Seja organizado

Organização é palavra de ordem para um advogado bem-sucedido. Organizar suas tarefas, saber estabelecer prioridades, gerenciar seu tempo e manter o ambiente de trabalho em ordem é muito importante para o seu desempenho profissional. Afinal, quem é organizado tem mais facilidade em cumprir suas tarefas e transmite maior credibilidade aos clientes.

Nunca pare de estudar

O bom profissional é aquele que sabe que a formação intelectual é um processo contínuo e sem fim. Sempre é tempo de aprimorar conhecimentos e se atualizar. Errado está o advogado que acha que já sabe de tudo, que domina sua área de atuação e que não precisa saber de mais nada além do que ele já conhece — especialmente no mundo jurídico, pois leis e entendimentos estão em constante construção e modificação.

Saiba que sempre é tempo de aprender

Procure aprender algo de novo diariamente. Desde a descoberta de uma nova funcionalidade de seu editor de textos ou um novo idioma para auxiliar na leitura de novas doutrinas. Qualquer aprendizado que aprimore seu dia a dia, por menor que seja, é muito importante para seu crescimento profissional.

Ensine aos seus colegas

Saber ensinar é um dom dos bons líderes. Muita gente tem preguiça ou falta de paciência para ensinar seus colegas, mas essa é uma habilidade importantíssima para quem almeja liderar uma equipe e crescer profissionalmente. Conte para seus colegas de escritório aquele posicionamento recente dos tribunais que você acabou de descobrir ou debata sobre uma tese que você defenderá numa próxima sustentação oral, por exemplo.

Preze o bom relacionamento com seus clientes

Ter clientes satisfeitos é o melhor cartão de visitas que um advogado de sucesso pode ter. Não meça esforços para ampliar sua carteira de clientes, por menos interessantes que eles possam parecer a princípio. Um bom atendimento e um cliente satisfeito podem gerar uma infinidade de indicações e a construção de uma reputação sólida no mercado. Algumas vezes você terá que atender clientes fora de seu horário de trabalho, e, principalmente nessas situações, é que você deve demonstrar sua capacidade de dar atenção e buscar soluções rápidas e eficazes para cada tipo de caso.

Conhece outras dicas sobre como crescer profissionalmente e se tornar um advogado de sucesso? Compartilhe sua experiência deixando um comentário em nosso post!

Guia Advogados Autônomos

2017-12-14T19:10:09+00:00 novembro 12th, 2015|Carreira|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)