Especialização para advogados: alavanque a sua carreira

Porque não fazer um pouco de tudo

É pouco provável que um advogado que faça um pouco de tudo tenha grande sucesso no futuro. Por ter conhecimentos pouco específicos nas áreas do Direito, um advogado recém-formado pode tender a optar por esse caminho de tentar fazer um pouco de tudo e não focar em um nicho. Mas isso significa que existem poucas barreiras para que novos advogados sigam uma estratégia semelhante à sua e você acabe tendo que lidar com muitos concorrentes.

Além disso, um profissional que não é especializado em nenhuma área pode até saber um pouquinho de cada coisa, mas não domina nenhuma de fato, o que não é atraente para nenhum potencial cliente!

Escolha um nicho de mercado

Ao pensar em especializar-se em um assunto, escolha um nicho ou algo bem específico. Fazendo isso, é pouco provável que você encontre muitos concorrentes no mercado e, tornando-se referência no assunto, você ainda cria barreiras para outros advogados chegarem ao seu mesmo nível.

Vamos dar exemplo sob uma ótica de outra área profissional. Uma empresa que vende para outra empresa softwares corporativos está com um sérios problema para conseguir vender. O único vendedor que ela tinha pediu demissão e a empresa tem dois candidatos: um conhecido pelas suas habilidades comerciais e de convencimento e outro pela sua capacidade em executar vendas B2B complexas e de alto valor. Qual seria contratado? Provavelmente aquele que já é especialista no tipo de venda que a empresa acima precisa executar.

A escolha de um nicho dentro do ramo do Direito pode ser a melhor forma de conseguir abrir portas no mercado e atrair novos clientes. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem advogados especializados em divórcio de celebridades. Por que não pensar em uma especialidade em legislação para startups, por exemplo? Empresas como essas nascem todos os dias e muitas vezes seus fundadores carecem de conhecimento jurídico para começar a operar.

Assim como o exemplo acima, existem oportunidades para advogados de quase todas as áreas à espera de bons especialistas.

Além de todos esses pontos citados, fica muito mais fácil para que as pessoas se lembrem de um profissional quando ele é reconhecido por sua atuação em um nicho ou uma área restrita de mercado. É natural que os clientes deem preferência aos especialistas, tendo em vista que uma demanda jurídica pode significar uma mudança para o resto de suas vidas.

Você já é especializado ou busca especialização em alguma área? Conte para a gente qual a sua atuação nos comentários!

Guia Advogados Autônomos

2017-12-14T19:16:49+00:00 dezembro 8th, 2015|Carreira|1 Comentário

Um comentário

  1. Fernanda Brasileiro maio 22, 2016 at 9:49 pm - Reply

    Adorei o site e blog de vocês. Sou especialista em direito internacional privado. Atuo na área de imigração. Os manuais que vcs disponibilizam para download são muito úteis. Grata.

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)