Como fazer um bom plano de carreira para advogados

Hoje, no Brasil, já existem mais cursos de Direito do que qualquer outro disponível no mercado. Por isso está ficando cada vez mais difícil para os advogados se destacarem, seja atuando em escritórios ou prestando concurso público. É de extrema importância que aqueles que estão se formando agora, bem como os já formados, tenham uma clara visão do futuro e da carreira. É preciso ter um objetivo, afinal, se não há uma meta, é impossível atingi-la.

No post de hoje vamos explicar como fazer um bom plano de carreira para advogados terem sucesso na carreira. Confira:

O que é um plano de carreira

É fazer um planejamento para chegar a um determinado objetivo, estabelecendo quais etapas devem ser seguidas para atingir essa meta. O Plano de Carreira atua como um direcionador para o crescimento profissional do advogado. A sua execução exige persistência e paciência, mas permite que o profissional consiga alcançar cargos e desafios maiores no trabalho.

Um bom planejamento de carreira possibilita moldar um cronograma e uma previsão de tempo para que os objetivos sejam atingidos.

Montando um plano de carreira para advogados

Para montar um plano de carreira que realmente funcione, o advogado tem que responder algumas perguntas:

Onde você quer chegar nos próximos 2, 5 ou 10 anos?

Responder a essa pergunta parece difícil, mas algumas outras questões podem te ajudar a vislumbrar uma resposta.

  • Você quer prestar concurso público, abrir o próprio escritório, trabalhar numa grande empresa ou em um grande escritório?
  • Você gosta de trabalhar na área do direito que atua hoje?

Ter as respostas para essas perguntas pode te ajudar a imaginar onde você quer chegar.

Quais são seus pontos fortes e fracos?

Você tem que saber no que você é bom e onde pode (e precisa) melhorar. Um advogado que sonha em trabalhar com direito tributário, por exemplo, deve saber que precisa desenvolver seus conhecimentos sobre contabilidade caso queira figurar entre os melhores.

O que eu preciso para chegar lá?

Vamos voltar ao exemplo acima, do advogado que queira ser tributarista. Ele sabe que precisa aprimorar seus conhecimentos em contabilidade, então deve pensar nas ferramentas necessárias para suprir essa necessidade. É uma nova graduação? Curso de especialização? É preciso que esteja claro para o advogado todas os caminhos que precisam ser percorridos e que sejam definidas quais as prioridades.

Como você pretende dividir sua vida profissional e pessoal?

Falar que quer passar num concurso para juiz, ou ser sócio de um grande escritório de advocacia é muito fácil. A grande questão é que para chegar a esses objetivos, é preciso abdicar de muitas coisas. Estudar 7 dias por semana durante anos e ainda correr o risco de não passar no concurso, reuniões com clientes, congressos, trabalhar final de semana… Isso tudo está presente na vida daqueles que querem ser sócios de grandes escritórios, ou que querem passar em um concurso bem remunerado.

Execução

Com todas essas questões em mãos, você precisa de fato definir quais são as suas prioridades e começar a estabelecer etapas para que possa acompanhar, de forma periódica, a sua evolução — e, se for preciso, redefinir o seu planejamento.

É importante lembrar-se de que esse planejamento não é rígido e pode ser alterado, afinal, tudo pode mudar a qualquer momento e é preciso se adaptar a essas mudanças.

Gostou das nossas dicas? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que está acontecendo no nosso blog!

Guia Advogados Autônomos

2017-12-14T19:17:16+00:00 dezembro 10th, 2015|Carreira|1 Comentário

Um comentário

  1. Oliveira fevereiro 7, 2016 at 12:04 am - Reply

    Passar em concurso público é um grande desafio.

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)