Qual a importância do inglês para o advogado?

Não há como negar que o inglês se tornou, nos últimos 200 anos, uma língua mundial. A expansão desse idioma fez com que ele se tornasse um requisito essencial a qualquer pessoa com pretensões de crescimento e sucesso profissional. E não seria diferente com o advogado.

A advocacia sempre foi uma profissão exercida por pessoas de alto conhecimento. Rui Barbosa, uma das personalidades mais icônicas do Direito brasileiro era também conhecido como um poliglota, pois falava, com fluência, inglês, italiano, espanhol, alemão e francês.

Não se pode esquecer, tampouco, que o Brasil é uma das maiores economias do mundo, com forte participação diplomática e no comércio internacional. Tudo isso requer, em maior e menor medida, o uso do saber especializado jurídico para a redação de documentos oficiais, negociação e minuta de contratos, acordos etc.

Para entender melhor por que o inglês é de vital importância para o advogado, continue lendo o post a seguir!

Preparo para o mercado de trabalho

O inglês se tornou tão essencial ao advogado — e a tantos outros profissionais — que, muitas vezes, já é exigido como requisito mínimo, não sendo mais considerado como diferencial no currículo. De fato, na busca pelo primeiro emprego, ou estágio, o inglês consta como uma das exigências dos escritórios para a contratação. Nesse sentido, o jovem advogado que pretende seguir na carreira jurídica precisa já ter isso em mente e entender que o domínio desse idioma não é uma questão de se diferenciar da concorrência, mas, sim, de se igualar a ela.

Maior possibilidade de atuação internacional

Embora ter conhecimento de inglês seja um requisito mínimo, a sua fluência e domínio, especialmente o inglês voltado para a área jurídica, representa uma ampliação gigantesca na área de atuação do advogado. Isso porque, a partir da fluência e expertise em inglês, você poderá escolher como especialização o direito internacional e começar a exercer sua prática nessa área.

E não estamos falando apenas do comércio internacional, uma vez que outros diversos segmentos possíveis se abrem. Com o crescimento em número e importância dos tribunais internacionais, também cresce a necessidade de advogados que possam atuar nessas cortes. Os acordos e tratados entre países, ainda que discutidos por diplomatas, precisam ser conformados em uma linguagem legal e técnica. A atuação na ONU em organismos internacionais também é uma vasta área a ser explorada.

O processo de globalização e de revolução nas telecomunicações gerou um fluxo jurídico internacional sem precedentes. E o inglês é a língua oficial desse fluxo. Para o advogado que sabe aproveitar as oportunidades, a fluência desse idioma é de crucial importância.

Atendimento ao cliente estrangeiro

Como desdobramento da atuação internacional, o advogado precisará, para isso, tratar com pessoas de outros países. E essas tratativas, na esmagadora maioria das vezes, ocorrem em inglês, por ser um idioma internacional. Assim sendo, a fim de conseguir lidar bem com o cliente, é imprescindível conhecimento profundo desse idioma.

Uma dica é começar estudando em casa, ouvindo áudios em inglês e lendo materiais jurídicos na língua estrangeira. Esses pequenos hábitos vão aprimorar a sua compreensão e leitura.

Viu só como o domínio do inglês é fator muito relevante para a carreira de um advogado? Mas não é o único. Para ver o que mais é de suma importância para sua carreira, confira nosso post Como fazer um bom plano de carreira para advogados!

Manual de Eficiência para Escritórios de Advocacia

2017-12-15T15:36:50+00:00 abril 8th, 2016|Carreira|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)