8 dicas de empreendedorismo para advogados em início de carreira

São milhares de advogados que se formam todos os anos já com o sonho de ter o próprio escritório. A profissão está saturada e a economia desfavorável, por isso, o empreendedorismo para advogados pode ser o diferencial no sucesso.

Começar um novo negócio em qualquer área é um desafio, especialmente para quem está em início de carreira. Não basta ser bom em sua atividade, é preciso ser bom na gestão de seu negócio.

Pensando nisso, listamos 8 características fundamentais que um advogado precisa ter para se tornar um bom empreendedor. Confira:

Descubra nichos e oportunidades de mercado

Especialize-se. As pessoas buscam o melhor advogado para resolver o seu problema, não o que sabe tudo de Direito. Determine uma área de atuação, aprofunde seus conhecimentos nela, atualize-se constantemente e invista nisso.

Empreendedorismo para advogados é pensar estrategicamente

Elabore um plano de negócios. Com sua especialidade, será mais fácil identificar os clientes potenciais. A partir daí, observe a concorrência, trace planos para a captação de clientes e identifique seus diferenciais. Pense além dos processos judiciais na estrutura do seu negócio. Só não se esqueça de pensar de acordo com a situação econômica e a realidade do mercado para não fazer projeções de crescimento descabidas.

Faça isso constantemente. Antecipe formas de melhorar os resultados sempre e crie cenários favoráveis à empresa.

Invista em marketing

A OAB possui um rígido código de ética para a publicidade de serviços de advocacia, mas existem muitos meios de utilizar esse instrumento de forma correta. Um bom site para o escritório e páginas em redes sociais podem funcionar como o antigo “boa a boca”. Basta que tenha um bom conteúdo e clientes satisfeitos para que sua página seja compartilhada e seus serviços ganharão visibilidade.

Estratégias assim têm excelente custo-benefício. São boas formas de deixar claro a área de atuação, garantir o contato próximo com os seus clientes, além de alcançar novos interessados.

Invista em software de controle de prazos

Use a tecnologia como uma aliada. Um software jurídico pode ajudar a organizar a intensa e delicada rotina da advocacia. Com esses instrumentos, o controle de andamentos e publicações será muito mais simples, de forma automática, evitando a perda de prazos com lembretes e ajudando a gerenciar o seu tempo.

Aposte na advocacia correspondente

O advogado correspondente representa outro advogado nas diligências dos processos. Por isso, pode ser estratégico atuar como um (ou com um).

Sendo o correspondente, o profissional está em contato direto com outros profissionais de sua área nas mais diversas localidades e de diferentes especialidades — às vezes, até simultaneamente —, aumentando exponencialmente sua possível rede de clientes e parceiros. Você se torna a vitrine do seu nome profissional.

E ter um correspondente trabalhando para o seu escritório evita gastos com viagens, hotéis e alimentação, além de possibilitar o atendimento de demandas que abrangem diferentes comarcas ou jurisdições. Aumenta sua capilaridade de atuação no território nacional, não mais local.

Faça networking com outros escritórios

Escritórios de áreas diversas da sua não são concorrentes. Por isso, aproveite para fazer parcerias. Se um cliente seu está com um problema que não é de sua especialidade, indique o seu parceiro que pode atendê-lo de forma mais adequada, e vice-versa.

Busque sempre mais conhecimento

Atualize-se sempre. Tendências, entendimentos e leis mudam o tempo todo, e mesmo um doutor em alguma área precisa ter o habito de estudar. Participe de congressos e palestras e exercite seus conhecimentos escrevendo artigos.

Invista no relacionamento com clientes

Procure manter os clientes que procurarem o escritório. Seja cortês, entenda a área de atuação deles, conheça os direitos e deveres que possuem e os mantenha próximos de seu escritório — mesmo que seja por meio de um boletim informativo das novidades do Direito que podem o interessar. Eles também podem ser boas fontes de indicação para novos clientes.

Organizar-se e pensar estrategicamente são duas coisas quase tão importantes quanto ter o conhecimento técnico para quem quer abrir seu próprio escritório de advocacia. Todos os dias haverá desafios, mas que podem ser muito gratificantes!

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Manual de Divulgação para Advogados

2017-12-15T15:58:31+00:00 outubro 10th, 2016|Carreira|0 Comentários

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