Novo perfil de advogado: quais as competências mais importantes?

O ramo da advocacia tem sofrido diversas modificações nos últimos anos, efeito dos novos litígios sociais, que exigem cada vez mais inovação do profissional de Direito. Honestidade profissional, prática em negociações, tato no relacionamento interpessoal e agilidade em trabalhar com a internet são diferenciais determinantes para o sucesso do novo perfil de advogado.

Desse modo, passa a ser um enorme desafio transformar a preparação dos profissionais, moldando-se a essa nova fase. Abaixo listamos alguns pontos importantes, sobre os quais vale a pena refletir. Acompanhe!

Inteligência Emocional é condição para sucesso

Segundo alguns estudos, o que destaca as pessoas que possuem enorme sucesso pessoal e profissional das demais são fatores comportamentais, bem mais do que talentos aprendidos nas escolas.

A união dessas competências é o que chamamos de Inteligência Emocional. Nesse grupo, existem cinco competências principais:

  • Autopercepção: capacidade das pessoas de conhecerem a si próprias, em relação a suas atitudes quando estão lidando com situações sociais e profissionais, e de se entenderem consigo mesmas.
  • Autodomínio: esse aspecto nos possibilita controlar nossas emoções, preservando o equilíbrio durante situações desafiadoras da vida. Significa ter experiência em fortificar-se, saber lidar com a ansiedade, a baixa autoestima ou nervosismo. Infelizmente, pessoas que alimentam esse tipo de sentimento negativo encontram diversos outros empecilhos, enquanto as que conseguem se reestruturar com mais facilidade acabam sendo mais positivas, obtendo mais sucesso.
  • Automotivação: habilidade para promover a si mesmo, realizando atividades e práticas para alcançar seus objetivos, independentemente das situações.
  • Identificação: capacidade de interlocução de forma espontânea e de familiarizar-se com as pessoas.
  • Práticas sociais: habilidade de relacionar-se com as pessoas e trabalhar em equipe.

Como a IE pode te ajudar

Algumas dessas competências fizeram a diferença para alavancar grandes juristas, que conseguiram sucesso e deixaram um legado. Como exemplo, podemos citar Rui Barbosa, considerado não só um excelente pregador e tribuno, mas também um grande agenciador.

Antigamente, bastava ter bom conhecimento jurídico para assentar na carreira, devido à disputa reduzida na área e menor complexidade nos processos jurídicos.

Hoje, porém, a maioria dos escritórios já notou a importância de ter profissionais com inteligência comportamental, que vai além das competências jurídicas, e preza por esse perfil na hora de contratar seus colaboradores.

Veja, a seguir, algumas iniciativas imprescindíveis para se adequar ao novo perfil de advogado:

Trabalhar com o que gosta

Todo profissional passará por momentos difíceis, pressões e desafios, mas para percorrer esse caminho e alcançar o sucesso, é preciso estar sempre motivado e ter amor pela profissão.

Os profissionais que atuam em uma área com a qual se sintam à vontade, e pela qual sentem um carinho especial, têm mais chances de chegar ao sucesso.

Cultivar um bom relacionamento interpessoal e trabalhar em equipe

Habilidade social é praticar a Inteligência Emocional nas relações com as pessoas, ou seja, o profissional emocionalmente inteligente mostra empatia e consciência social.

É preciso entender os sentimentos das pessoas, saber o que se passa no interior delas e reagir adequadamente a esta compreensão. Essa habilidade é um grande diferencial na produtividade e concede um alto poder de convencimento nas relações entre profissional e cliente.

Capacidade de persuasão e comunicação interpessoal

Ter uma boa relação vai muito mais além de saber se comunicar oralmente. A comunicação não-oral, aquela feita através da postura e energia corporal, causa um maior impacto do que aquela restrita às palavras, pois muitas vezes o outro está prestando mais atenção em como você transmite sua mensagem do que no que está sendo dito, propriamente.

Capacidade de negociação e flexibilidade pessoal

A área jurídica é recheada de situações conflituosas, densas, tendo em vista que a justiça é o setor responsável pela resolução dos conflitos interpessoais.

Os profissionais de Direito, portanto, veem-se obrigados a solucionar esses conflitos e atenderem às demandas sociais utilizando ferramentas que vão além das leis que nos são impostas. Desta forma, é importante fixar a importância de se ter habilidade nas negociações e nos acordos para solucionar esses conflitos.

Gostou desse artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

 

2016-10-13T10:00:19+00:00 outubro 13th, 2016|Carreira|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)