Justiça nas telonas: 10 filmes que todo advogado deveria assistir

O feriado está chegando. Que tal aproveitar o tempo livre para fazer uma maratona cinematográfica com filmes que abordem o universo jurídico? É uma oportunidade ótima para refletir sobre temas importantes à sua profissão. Além de ser garantia de diversão e relaxamento.

Confira a lista com 10 filmes que todo advogado deveria assistir.

1. 12 homens e uma sentença
Mostra o julgamento de um jovem acusado de ter matado o próprio pai.

Dos doze jurados que vão decidir a sentença, onze têm certeza de que ele é culpado. Um jurado, entretanto, insiste em aprofundar a investigação.

Por que assistir? O filme revela que a argumentação e capacidade de persuasão são habilidades indispensáveis a um bom advogado.

2. O sol é para todos
É um clássico do cinema. O filme conta a história de Atticus Finch, um advogado super íntegro do Alabama, e o único que aceita defender o negro Tom Robinson, acusado de estuprar uma mulher branca.

Finch enfrenta o racismo e se mantém firme na defesa, enquanto ensina uma lição de vida a seus filhos e moradores da cidade.

Por que assistir? O filme brinda o espectador com uma cena, na qual o protagonista faz, no tribunal, uma defesa apaixonada e comovente contra o preconceito, o racismo e a intolerância.

3. A firma
Um jovem advogado recebe um alto salário e diversos benefícios para trabalhar em uma firma em Memphis, nos Estados Unidos.

Logo percebe que o escritório está envolvido com lavagem de dinheiro da máfia e que todos os advogados que saíram ou tentaram sair da firma morreram misteriosamente.

Por que ver? O filme aborda uma importante discussão sobre ética no Direito e a prática de manter em sigilo a relação do advogado com seu cliente.

4. A vida de David Gale
David Gale trabalha como professor na Universidade do Texas, nos EUA, e é um ativista contra a pena de morte. Ele é injustamente acusado e condenado à pena contra a qual sempre lutou depois do assassinato de uma colega de trabalho.

Por que assistir? O filme é uma ótima reflexão sobre a pena de morte.

5. O juri
Um dos filmes mais icônicos do universo do Direito, o longa gira em torno de um julgamento. Uma viúva contrata um advogado para processar uma empresa pela morte de seu marido. Para garantir a vitória, a companhia chama um especialista para selecionar os jurados, só que um membro do júri tem outros planos.

6. O povo contra Larry Flynt
Confrontado por diversos grupos de ativistas, Larry Flynt, editor de uma revista pornográfica, acaba se tornando um defensor da liberdade de expressão para todos. Por que assistir? É essencial para conhecer a luta pela liberdade de expressão.

7. Kramer vs. Kramer
Um dos filmes mais marcantes dos anos 1970, esse drama traz como pauta a disputa pela guarda de um filho.

Ted Kramer é um executivo que valoriza mais o trabalho do que a família, até que sua mulher, Joanna decide se divorciar. Ted passa a cuidar do filho, e acaba finalmente formando laços com a criança.

Joanna, entretanto, retorna e exige a guarda integral da criança. Começa, então, uma longa e difícil batalha jurídica pela custódia de Billy, onde os pontos de vista do pai e da mãe serão valorizados e confrontados.

8. Código de Honra
É uma ótima pedida para quem está em busca de um thriller, cheio suspense e reviravoltas.

Mike Weiss é um advogado problemático, com uma vida marcada pelo abuso de drogas. Já o seu parceiro, Paul Dazinger, é um homem de família.

Os dois aceitam o caso de Vicky Rogers, uma enfermeira que, após ser infectada pelo vírus HIV, inventou, com a ajuda de um engenheiro, uma agulha especial que poderia retrair o vírus e salvar vidas.

O problema é que ninguém se dispôs a comprar a patente. Investigando o caso mais a fundo, Mike e Paul descobrem uma conspiração perturbadora, envolvendo uma poderosa companhia médica, disposta a tudo para derrotar os dois advogados nos tribunais.

9. Alexandria
Agitada por ideais religiosos conflitantes, a cidade de Alexandria, no Egito, assiste à ascensão do cristianismo e o seu choque com o judaísmo e o politeísmo greco-romano.

O filme serve para entender a importância do estado laico dentro da República e como o fanatismo religioso pode representar uma ameaça a vários direitos.

10. Carandiru
O filme mostra os anos em que Dráuzio Varella trabalhou como voluntário no Carandiru, casa de detenção de São Paulo. O espectador descobre que um código penal paralelo organizava a vida dos detentos, dizimados em massa após uma rebelião.

Por que assistir? A história provoca uma reflexão profunda sobre o sistema penitenciário brasileiro. Um prato cheio para quem atua na área do Direito Penal.

Qual vai ser a pedida para o feriado prolongado?

2017-12-19T19:51:10+00:00 abril 13th, 2017|Qualidade de Vida|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)