Como o planejamento de carreira pode ajudar um advogado a ser mais bem sucedido?

O planejamento de carreira é um conjunto de estratégias para guiar o advogado até o seu maior objetivo profissional. Afinal de contas, não parece nem um pouco produtivo relegar seu futuro à sorte ou ao acaso.

Lembra daquela expressão “Quem não sabe qual caminho seguir, qualquer um serve?” Pois é.

O planejamento de carreira, quando feito de forma racional e realista, é super importante para evitar que advogados, sobretudo em início de carreira, tomem decisões improvisadas ou estimuladas por paixões momentâneas.

Ele ajuda a conter a euforia e a frustração, além de aliviar a pressão para ser promovido com rapidez.

Como fazer o planejamento de carreira?
Comece do fim para o início, partindo do cargo dos seus sonhos, e trace um caminho que o leve até ele. Pesquise quais as competências, experiências e qualificações exigidas. Investir na conclusão de todas essas metas já ajuda bastante.

A seguir, damos algumas dicas específicas de planejamento de carreira para os advogados em diversas áreas do Direito.

Carreiras Públicas
O segredo do sucesso está em se organizar para os estudos, disciplina e muita motivação, afinal de contas, é uma área cujo acesso se dá por meio da aprovação em provas e concursos.

Vale lembrar que alguns candidatos dividem o processo em etapas, buscando a aprovação para cargos mais acessíveis até conquistarem cargos intermediários e, por fim, a carreira tão desejada.

Escritório Privado
É uma longa jornada até conquistar a tão sonhada posição de sócio de um escritório privado. A estratégia neste caso é se tornar uma referência dentro de sua especialidade.

Você terá que ter muita dedicação para construir um nome sólido no mercado, alinhando qualidade de atendimento a muito conhecimento jurídico.

Empresas
O profissional que atua em empresas deve ser multidisciplinar. Além do Direito, para representar os interesses da empresa e aconselhar seus órgãos deliberativos, é fundamental conhecer outros setores, bem como o mercado em que vai atuar.

Foco nos estudos
Independente da carreira escolhida você deve continuar estudando. O Direito é uma atividade intelectual e seu principal objeto de trabalho, as Leis, mudam constantemente. Inclua os estudos em seu plano, independente de qual for ele, e corra atrás de seu sonho!

Qual a carreira você quer seguir? Já começou a se planejar? Compartilhe seus planos conosco.

2017-12-19T20:01:54+00:00 abril 18th, 2017|Carreira|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)