Em todos os ramos profissionais, uma boa comunicação com o cliente é fundamental para a concretização de bons negócios. Na advocacia não é diferente: a arte de se comunicar bem é um diferencial importantíssimo, e é com o impulso dela que a relação cliente e advogado se aprimora, a ponto de gerar fidelização aos serviços prestados.
Pensando nisso, no texto de hoje listamos 5 ótimas dicas sobre como melhorar a sua comunicação com os clientes. São procedimentos simples e fáceis de seguir, confira!
1. Utilize a linguagem do cliente
Sabemos que a advocacia possui uma linguagem peculiar, afinal, são vocábulos e conceitos específicos da área. O uso de termos como “jurisprudência”, “autos” e “espólio”, por exemplo, está longe do cotidiano da maioria da população.
Portanto, busque adaptar seu vocabulário de acordo com a pessoa com quem estiver dialogando. Deixar-se entender de forma clara e objetiva passará mais segurança e credibilidade aos seus clientes.
2. Seja cuidadoso no atendimento pessoal
Com o avanço da tecnologia, surgiram novas formas de comunicação, mas a mais tradicional e importante para o advogado continua sendo o atendimento pessoal. Três pequenos cuidados podem ― e devem! ― ser seguidos a fim de garantir uma boa impressão e entendimento com seus clientes, vejamos:
- Durante o diálogo, olhe nos olhos do cliente, empenhe-se para se expressar bem e transmita segurança, argumentando com exemplos comprovadamente bem-sucedidos;
- Seja transparente na hora de especificar prazos e fases do processo judicial, não esconda detalhes que mais tarde poderão gerar insatisfação para os clientes;
- A aparência e elegância também são importantes. Por isso, vista roupas condizentes com a formalidade da profissão, sem extravagâncias, e mantenha o cuidado com seu asseio corporal.
No mais, não deixe de treinar seus pontos fracos e, se for necessário, procure profissionais de coaching da área jurídica. Invista em sua carreira para ter um futuro promissor.
3. Aumente as possibilidades de comunicação
Não se limite a ter apenas o telefone como forma de contato com os clientes. Acompanhe a evolução digital e inclua no seu cartão de visitas, pelo menos, um endereço de e-mail.
Quanto mais formas de comunicação, mais comodidade você dará a quem usufrui dos seus serviços.
4. Organize sua rotina
Em muitos casos, o descuido com os clientes decorre da falta de organização do próprio advogado. Não retornar uma ligação perdida, deixar de responder um e-mail ou, em casos mais graves, perder prazos importantes do processo, são atitudes que rompem com a confiança da relação.
Diante disso, procure manter sua rotina bem planejada, deixe seus clientes a par do andamento dos processos e sempre opte por trabalhar com sistemas informatizados que gerenciarão os prazos das suas demandas.
5. Aproveite a relação cliente e advogado para fidelizar
Quem não gosta de se sentir único e especial? Então, valorize seu cliente! Um atendimento de excelência fará com que ele seja um porta-voz espontâneo de boa propaganda do seu escritório.
Para fidelizar, trabalhe no intuito de dar tratamento VIP àqueles que sempre optam pelos seus serviços, apresente a eles planos de benefícios, bônus e descontos exclusivos.
Outra boa prática é manter um banco de dados com o contato dos seus clientes, assim, você poderá enviar mensagens em datas especiais, bem como encaminhar conteúdos jurídicos interessantes, com a finalidade de manter sua marca viva na memória de quem já utilizou seus serviços.
Não permita que falhas ou deslizes sejam dificultadores na relação cliente e advogado, passe a aplicar as dicas acima no seu dia a dia e experimente um aumento notável da sua carteira de clientes e dos seus ganhos.
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